Pastor Marco : Deus conhece o futuro das nações

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Deus conhece o futuro das nações

Daniel 2:

"E NO segundo ano do reinado de Nabucodonosor, Nabucodonosor teve um sonho; e o seu espírito seperturbou, e passou-se-lhe o sono." Daniel 2 :1

O capítulo 2 de Daniel revela muito sobre o seu autor e esboça o plano da redenção que Deus tem para este mundo. O Deus de Daniel é o mesmo Deus a quem servimos hoje. Podemos estar certos de que, na vinda de Cristo em Glória Indescritível, Ele fundará um Reino Eterno.

Certa noite, Nabucodonosor teve um sonho notável e seu espírito ficou pertubado perdendo o sono. Apesar de ter ficado impressionado com o que havia sonhado, ao acordar não pode se lembrar do sonho. Perplexo, ele convocou os sábios, os astrólogos, os adivinhos e os feiticeiros do seu reino que obviamente não puderam revelar o sonho ao rei. Nabucodonosor enfurecido expediu um decreto mandando exterminar todos os sábios, astrólogos e adivinhos de seu reino. Esse decreto afetava o jovem Daniel. um escravo hebreu que servia na corte. Daniel então busca o auxilio em oração ao Deus de seus pais. Então Deus revelou o sonho de Nabucodonosor (Daniel 2:17 a 19).

1-Propósito do Sonho

Daniel 2:28 
“Foi por meio do sonho que ele fez o senhor saber o que vai acontecer no futuro".

Daniel 2:45 
 
“O grande Deus fez saber ao rei o que há de ser futuramente.”

2- O sonho do rei
Daniel viu:


a) Uma grande estátua formada por diferentes tipos de metais. 

Daniel 2:31"Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível".

Daniel 2:32"A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre; As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro".

b) A estátua foi destruída por uma pedra. 

Daniel 2:34 e 35"Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra".

3- Significado do Sonho

Cada parte da estátua significa um Império ou Rei em sucessão. Poderíamos descrever a estátua do sonho do Nabucodonosor como um desfile de políticos. Um rei se segue a outro e os reinos ascendem e caem precisamente na ordem predita por Daniel.

Daniel 2:37
“Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória. E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro”.


Babilônia foi representada na profecia pela “cabeça de ouro” pois foi o Império mais poderoso que a terra já viu. Porém sua força deveria passar e outro império deveria suceder Babilônia no dominio mundial.

A Bíblia afirma que após Babilônia, 3 Impérios dominariam o mundo e a História Geral assim confirma

Daniel 2:39 a 40
“E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra. E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços”.
a) Babilônia (606-538 A.C) é representada na profecia pela "cabeça de ouro".

b) Medo-Pérsia (538-331 A.C) é representada na profecia pelo "peito e braços de prata".

c) Grécia (331-168 A.C) é representado na profecia pelo "quadril de bronze".


d) Roma (168 A.C-476 D.C) representado na profecia pelas "pernas de ferro".






e) A divisão de Roma em dez pequenos reinos ocorridos após 476 d.C. 


A História Geral conta que o Império Romano seria invadido pelas tribos bárbaras dividindo-o em “pequenos reinos” totalizando 10 reinos. Esses pequenos reinos formariam a Europa Ocidental.

01-  Os Germanos formariam a Alemanha.
02-  Os Francos formariam a França.
03-  Os Burgundos formariam a Suíça.
04-  Os Suevos formariam Portugal.
05-  Os Anglo-saxões formariam a Inglaterra.
06-  Os Lombardos formariam a Itália.
07-  Os Visigodos formariam a Espanha.
08-  Os Hérulos formariam a Itália
09-  Os Vândalos formariam a Itália
10-  Ostrogodos formariam a Itália



4- O Reino de Deus representado pela pedra que destrói a estátua.




A Terra permaneceria assim de 476 a.C. até o próximo reino universal, que será um reino eterno: o reino de Deus. Portanto a Terra permaneceria assim até a volta de Jesus.

Daniel 2: A Europa sempre será um continente fragmentado





Daniel 2:43

“Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão em casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro”.

Outra tradução afirma:

Daniel 2:43
Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.”

Jonatan Oliveira Conceição, Chegou a Hora, pág. 41
"Reis e governantes tentaram manter um império universal através dos casamentos de seus filhos. Antes da Primeira Guerra Mundial a maior parte dos governantes da Europa eram aparentados. A rainha Vitória da Inglaterra era chamada “a avó da Europa”, pois quase todos os reis pertenciam à sua dinastia. Por exemplo: O rei da Espanha, o czar da Rússia, o rei da Inglaterra, o Kaiser da Alemanha, etc., todos eram parentes. Jorge V da Inglaterra, Nicolau II da Rússia, Constantino I da Grécia, o rei da Noruega e o rei da Dinamarca eram primos irmãos e netos de Cristiano IX da Dinamarca. Guilherme II da Alemanha, a rainha da Grécia, a czarina da Rússia e as rainhas da Espanha e Noruega eram netos da rainha Vitória da Inglaterra. Nesta guerra brigaram entre si, tios, sobrinhos, avós, e o resultado foi que quase todos os reinos caíram e foram substituídos por repúblicas. A profecia se mantém em pé: não se uniram!

Carlomagno no séc IX tentou unificar a Europa (falhou)

Carlos V no séc XVI tentou unificar a Europa (falhou)

Luiz XIV no séc XVIII tentou unificar a Europa (falhou)

Napoleão no séc XIX tentou unificar a Europa (falhou)

Adolf Hitler tentou unificar a Europa (falhou)

A profecia termina com uma pedra caindo sobre os pés da estátua, bem no momento que em os reis tentavam se unir, o que simboliza a volta de Jesus que destruirá esses reinos pecadores.(Daniel 2:43-45).

Estamos vivendo no período da volta de Jesus! Você está preparado?

Daniel 2:44
"Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre"

Ellen White, Profetas e Reis, pág. 501.  
“Centenas de anos antes que certas nações viessem ao cenário da ação, oOnisciente lançou um olhar para os séculos por vir e predisse o surgimento e queda dos reinos universais. Deus declarou a Nabucodonosor que o reino de Babilônia devia cair, e um segundo reino surgiria, o qual também teria o seu período de prova. Deixando de exaltar o verdadeiro Deus, sua glória seria abatida, e um terceiro reino lhe ocuparia o lugar. Este também passaria; e um quarto, forte como ferro, submeteria as nações do mundo.”  

Há esperança para o povo de Deus em todas as épocas! Reis virão e irão, dinastias surgirão e cairão, a história humana pode mergulhar em sua hora mais escura - mas Deus está no controle - E está chegando O Seu dia, quando ele para sempre será Rei; este planeta será sede do Seu Reino; e nós seremos seu povo. Que isso logo aconteça! Vem Senhor Jesus!

Não perca o próximo tópico no estudo do capitulo  de Daniel!


         



Jesus esta voltando









                      DEUS ABENÇOE!

Sem comentários:

Enviar um comentário