Pastor Marco : APOCALIPSE 1 ("Revelação de Jesus Cristo")

domingo, 24 de fevereiro de 2013

APOCALIPSE 1 ("Revelação de Jesus Cristo")


"Revelação de Jesus Cristo"
O termo "revelação" é a tradução do original grego "apokalypsis", e significa "tirar o véu". Esta mesma palavra já foi usada dezoito vezes no Novo Testamento, entre elas:
Lucas 2:32
"luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel."
Gálatas 1:12
"porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo."
2 Tessalonicenses 1:7
"e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder..."
1 Pedro 1:7
"para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;"
Portanto, o objetivo do livro de Apocalipse é tirar o véu de Jesus Cristo a todos, ou seja, este livro é a plena revelação de Jesus Cristo em sua glória e poder.
"... que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer..."
O livro de Apocalipse não somente revela a Jesus Cristo, mas também enfatiza os acontecimentos que estão ainda por vir.
"...e que ele, enviando por intermédio de seu anjo, notificou..."
Jesus envia a revelação a João através de seu anjo. Este texto deixa claro o desejo de Jesus em revelar o futuro da humanidade. Este texto também é a prova de que o livro de Apocalipse deve ser interpretado literalmente, ao contrário do que dizem os eruditos.
"...ao seu servo João..."
João foi quem escreveu o livro de Apocalipse. Ele era o apóstolo líder em toda a Ásia menor, especialmente na região de Éfeso. João, assim como previu Jesus, sobreviveu a todos os outros apóstolos, conforme está em João 21:20-24:
"Então, Pedro, voltando-se, viu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, o qual na ceia se reclinara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o traidor? Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este?
Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me. Então, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?
Este é o discípulo que dá testemunho a respeito destas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro."
O evangelho de João foi escrito por volta de 85 d.C. e o livro de Apocalipse, cerca de 10 anos depois.
"... o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo quanto a tudo o que viu..."
João foi o último dos doze apóstolos, o que faz desta revelação uma revelação única de Jesus Cristo e do plano de Deus maravilhoso para a humanidade. Isto faz o livro de Apocalipse o melhor encerramento possível para os 66 livros da Bíblia.
6 INTRODUÇÃO (CONT.)
APOCALIPSE 1:1-8

"Bem aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo."
É claro que a Bíblia inteira promete bênçãos para todos que a lerem e guardarem em seus corações, mas Deus promete uma bênção espiritual especial para aqueles que lerem e guardarem o conteúdo do livro de Apocalipse. É o que afirma este versículo (Ap. 1:3).
A nossa geração tem, por obrigação, ler este livro, porque muito provavelmente será na nossa geração que começarão a acontecer todas as profecias de Apocalipse. Acompanhe o Estudo sobre o Fim dos Tempos para mais detalhes.
Deus: A verdadeira fonte do livro de Apocalipse
Apesar de João ter transcrito e registrado toda a visão, percebam, que a trajetória de toda a revelação é a seguinte:
1. De Deus para Jesus Cristo;
2. De Jesus Cristo para o anjo;
3. Do anjo para João;
4. De João às sete igrejas da Ásia (Ap. 1:4)
Apocalipse 1:1
"Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio de seu anjo, notificou ao seu servo João."
"... graça e paz a vós outros..."
"Graça" é a maneira grega de saudar, e "Paz", a maneira hebraica. Ambos os modos de saudar provêm de Deus, e não dos homens. Isto está escrito principalmente para evidenciar a dispensação da graça e da paz aos homens, por parte de Deus.
"... da parte daquele que é, que era e que há de vir..."
Esta é uma referência clara ao Deus triúno (Pai, Filho e Espírito Santo). Isto porque a frase  "aquele que é, que era e que há de vir" faz menção à eternidade de Deus. Isto é muito interessante, porque nem sempre a palavra "Deus" na Bíblia refere-se somente a Deus Pai. Aqui, por exemplo, é ao Deus triúno. Em Apocalipse 1:8, novamente a trindade de Deus é citada.
"... da parte dos sete Espíritos que se acham diante de seu trono."
Os sete Espíritos aqui citados não são "sete Espíritos Santos", mas sim, uma referência às sete obras do Espírito Santo de Deus, conforme está em Isaías 11:2:
"Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor."
"E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, ..."
Os versículos 5, 6 e 7 são as primeiras descrições de Jesus Cristo já glorificado, ou seja, são descrições que já apresentam Cristo como rei. Clique aqui e saiba mais sobre as diferenças entre Jesus em sua primeira e segunda vinda.
Tudo o que se revela sobre Deus, se revela em Jesus Cristo. Por isto Jesus é dito a Fiel Testemunha, porque o testemunho de Jesus por si só já é suficiente para se revelar a Deus. Mesmo considerando outros testemunhos como o de João Batista por exemplo, que também são importantíssimos, o testemunho de Jesus já é completo. É necessário lembrar que Jesus afirma o seguinte em João 14:6:
"Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."
"... o Primogênito dos mortos..."
Jesus não foi o primeiro a ressuscitar entre os mortos. Elias e Eliseu já ressuscitaram mortos. Cristo mesmo ressuscitou mortos durante seu ministério antes de ser ele mesmo ressuscitado. Porém, Jesus foi o primeiro a receber um corpo glorificado logo após sua ressurreição. E esta é a nossa garantia de ressurreição também, que acontecerá no episódio do Arrebatamento. Assim é descrito em 1 Coríntios 15:23:
"Cada um, porém, por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda."
Em 1 Coríntios 15:42 Paulo ainda escreve mais detalhes sobre a ressurreição em um corpo glorificado, incorruptível:
"Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória."

APOCALIPSE 1:1-8
"... e o Soberano dos reis da terra."
Muitos tentaram ser reis de toda terra antes de Jesus. Pessoas como Napoleão, Hitler e outros personagens históricos bem que tentaram dominar o mundo, mas não conseguiram. Este fato comprova que Jesus está no controle de tudo, porque somente ele será o verdadeiro rei da terra. Esta parte do versículo nos diz sobre o dia em que o Senhor voltará fisicamente para governar o mundo por mil anos, como Rei dos reis e Senhor dos senhores.
"Àquele que nos ama..."
A frase está no tempo verbal presente. Significa que Jesus sempre nos amou desde o princípio e continua nos amando com a mesma intensidade e com o mesmo amor.
"... e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, ..."
Todos que aceitam a Jesus são lavados pelo seu sangue para a remissão de seus pecados. Está em 1 João 1:7:
"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado."
Para que sejamos purificados de nossos pecados, temos que confessá-los, um a um, a Deus, conforme 1 João 1:9:
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."
Sem esta atitude, não poderemos ser lavados pelo sangue de Jesus.
"... e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!"
Quando nos convertemos a Jesus Cristo, somos feitos reis e sacerdotes, esta que é a realidade. Hoje, pode não parecer que seja assim, mas chegará o dia em que todos nós governaremos e reinaremos com Jesus aqui na terra. Isto acontecerá no governo milenar de Jesus Cristo.
Este é mais um motivo para orarmos intercedendo por outros que ainda não conhecem a Jesus, para que venham a conhecê-lo, e sejam também salvos. Como reis e sacerdotes desta terra, temos a obrigação de ganhar mais almas para Jesus Cristo.
"Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!"
Este versículo é a continuação de Atos 1:11:
"Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir."
Jesus voltará à terra da mesma maneira que subiu aos céus em sua primeira vinda. Ele subiu em uma nuvem e voltará em uma nuvem. Perceba que será uma vinda bem notória, bem visível. Ocorrerá exactamente depois dos sete anos de Tribulação. Clique aqui e estude mais sobre o Aparecimento Glorioso de Jesus Cristo.
Jesus também mencionou o mesmo evento em Mateus 24:30:
"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória."
"Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso."
Esta é uma referência clara de que Jesus é a Palavra de Deus e que existe desde o princípio. Em Gênesis 1, já existia o Deus Triúno: Deus Pai (Gênesis 1:1) ordenava, a Palavra (Deus Filho em Gênesis 1:3 e João 1:1) entrava em ação e tudo era criado, e o Espírito Santo de Deus pairava sobre as águas (Gênesis 1:2).

1 comentário:

  1. A Paz de Cristo

    Texto maravilhoso!

    Estou literalmente desejando a vc e a sua família que:
    Uma chuva de bençãos desça sobre sua casa!
     
    _..._ ..._(... (  ...).._
      (_....__..._) _(.. (  ...)
      /(_...._)(_...._..._)\
     // / / / / | \ \ \ \
     / / / / | \ \  \
    / /  /  /  | \  \  \
    ♥ ♥    ♥  ♥ ♥   ♥    ♥ 
    ♥ ♥   ♥   ♥    ♥ ♥ ♥   ♥
    ♥   ♥   ♥  ♥   ♥ ♥
     ´´´, •♥♪♥♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•
    ´´´¢/Λ\♥♪♥♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥•
    ´´¢/...\♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥•
    ´¢/๑۩ ๑_\♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•
    ¢/¨๑۩۞۩๑_\´♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•|||||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★★★★★★|||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★★★★★★|||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓••••••••••••••••••••
    ¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog, deixo o convite.
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Afetuosamente,

    ***Lucy***

    P.S. Visite também o blog do irmão Araújo. Temas bíblicos e mensagens abençoadoras:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderEliminar