Pastor Marco : Esposa de pastor, uma Mulher de Deus?

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Esposa de pastor, uma Mulher de Deus?

Escrevi sobre esse tema há algum tempo e resolvi escrever novamente porque minha esposa merece, e sei que todas as outras esposas de pastor merecem ser honradas e não somente lembradas em discussões teológicas, seja qual linha, pensamento, conceito ou teoria seja a mais correta e bíblica. 


A boa teologia jamais desprezará as honras devidas às diversas pessoas existentes e participantes da Igreja de Cristo.
Portanto, façamos e ensinemos a boa teologia, mas não nos esqueçamos das pessoas, dos salvos, que são a razão de Cristo morrer na cruz.
Dito isso, vamos a minha exposição e entendimento sobre o tema.
Desejo partilhar convosco duas experiências que vivi que se relacionam directamente com a questão que abordarei aqui.
A primeira se deu um dia e fiquei incomodado com este episódio. Fui convidado para ministrar em uma igreja cristã e ali estive juntamente com minha esposa Patricia. Depois de apresentados os convidados e os visitantes naquela oportunidade, assim fui apresentado:
- Temos a alegria e honra hoje em receber o pastor Jacoe homem de Deus e estamos ansiosos por ouvi-lo...
E alguém então rapidamente, enquanto o irmão ainda falava sobre a importância do assunto que seria exposto por mim, entregou-lhe um bilhete. Ele então após lê-lo, disse:
- Cometi um grave erro aqui... Esqueci de dizer que juntamente com o pr. Jacoe também nos alegramos com a presença de sua esposa. E continuou com o que falava antes.
 Sequer disse o nome de minha esposa.
A segunda experiência ocorreu há 3 anos quando da ocasião do aniversário de minha esposa. A igreja após o culto preparou uma comemoração organizada “às escondidas” para surpreendê-la. Havia um grande bolo, salão decorado e todos ali para abraçá-la e agradecer a ela pelo seu trabalho na liderança da igreja, auxiliando e complementando meu pastorado e desejar-lhe os parabéns e presente-ala  naquele dia.
Quando chegamos a nossa casa, ela me confessou o seguinte:
- Sempre nesses anos todo de seu ministério, presenciei com alegria você recebendo presentes e sendo homenageado no dia do seu aniversário ou no dia do pastor. Muitas vezes estava ali junto com os irmãos preparando toda a festa, etc... Alegro-me com isso ainda hoje. Porém, foi a primeira vez que se lembraram de mim assim. Estou muito feliz. Sinto-me valorizada pela igreja e entendo que esse foi um presente de aniversário dado por Deus.
Não sei para você, mas essas experiências me fizeram reflectir sobre esta questão.
Não importa se sua esposa, querido pastor, é chamada, consagrada ou ordenada ao ministério pastoral, ou mesmo se é mais uma irmã na igreja, chamada simplesmente e equivocada-mente de “esposa do pastor”. Não é essa a questão aqui. Não me importa também se crê ou admite o ministério pastoral feminino ou se admite esse ministério feminino somente quando a mulher é esposa de um pastor ou ainda, se entende que dons de pastor, mestre ou para liderança dão dados somente para homens. Por favor, não desejo entrar nesse terreno minado que, se não for tratado com o devido cuidado, mais produz desavença e feridas do que harmonia e edificação. Claro que tenho minha posição e opinião formada e fundamentada na Bíblia quanto a essas questões, entretanto, não desejo aqui dissertar ou discutir sobre tal tema. O que desejo é perguntar aos meus nobres colegas de ministério o seguinte: "O que seriam de nossos ministérios sem elas?"
Seja sincero, pense bem, como você faria para pastorear adequadamente sem o apoio, os cuidados, a presença, a compreensão, os ouvidos, o carinho, o amor e principalmente, as orações de sua esposa?
Outro dia minha esposa me disse: “É preciso ter coragem e vocação para ser esposa de um pastor”.
Penso que é uma verdade. Ser esposa de pastor não deve ser fácil.
É ela quem está conosco nos bons e maus momentos de nosso ministério. Que muitas vezes ouve nossas queixas e suporta nossa irritabilidade. Quem vê nossas lágrimas e conhece apenas de olhar em nossos olhos. É ela quem nos protege em Cristo inúmeras vezes, nos cobrindo com suas intercessões diante de Deus.
Mas também é ela que muitas vezes é desprezada, colocada de lado, ignorada em suas necessidades e que divide seu marido com dezenas de outras pessoas.
Nós, ocupados com a lida ministerial, não percebemos que tal como nós, ela também precisa de pastoreio, amparo e compreensão. E além de tudo de nossa presença e amor.
Pensando nisso, seguem algumas sugestões a todos nós pastores:

1. Invista em sua esposa ouvindo-a
Dedique tempo para ouvi-la, para descobri-la como pessoa ímpar e não somente alguém que existe para tomar conta de suas necessidades. Ao ouvi-la você está dizendo que se preocupa com o que ela se preocupa. Sem julgamentos, sem opiniões, sem soluções inteligentes. Só ouça.
Ouvir atentamente é uma maneira convincente e eloqüente de dizer: Eu Te Amo.
Ouvir sua esposa é um dos maiores presentes que você pode dar.

2. Invista em sua esposa partilhando com ela
Compartilhe seus sonhos, sua visão com ela. Compartilhe seus medos também, não “entupindo-a” com todas as coisas negativas que estejam acontecendo, mas sendo pessoalmente vulnerável, dizendo-lhe como pode orar por você.
Isso faz com que a esposa se sinta útil e parte integrante do seu ministério e que vocês dois formam uma equipe de verdade.

3. Invista em sua esposa espiritualmente
Seja por um, seja por vários dias, ou mesmo por uma tarde ou uma noite, compartilhe alvos pessoais, espirituais, e ambos orem um pelo outro. Invista espiritualmente um no outro ouvindo juntos um DVD inspirativo ou lendo um livro empolgante e rico em introspecção. Compartilhe a Palavra um com o outro, não como material para sermão, mas para o próprio crescimento pessoal de cada um com Deus, como pepitas bem enterradas e maravilhosas que nos inspiram a prosseguir.

4. Invista em seu Casamento
Comemore seu relacionamento. Faça festa por ele.
Dêem boas risadas. Lembrem os bons momentos existentes em seu casamento.
Tenha momentos de lazer com sua esposa. Passeie com ela, se divirta com ela.
Diga a ela o quanto a ama, e pratique esse amor diariamente.
Mesmo que digam que isso é ultrapassado, seja romântico.

5. Invista em sua esposa ministerialmente
Descubra os dons e talentos que Deus deu a ela.
Proporcione a ela oportunidades para usá-los e aperfeiçoá-los.
Honre-a diante da congregação e ensine aos irmãos a importância das esposas.
Ensine a igreja a respeitá-la, seja ela uma pastora ordenada ou “a esposa do pastor”
Seja bom marido em casa e na igreja.

 E acima de tudo, ame a sua esposa.
Valorize-a. Ela merece.
“A esposa é para o marido, o que a Igreja é para Cristo”.
 Ah sim, a esposa de pastor tem nome!
Minha esposa Patrícia Jacoe!

5 comentários:

  1. A Paz, povo cristão! Aderi a este blog, porque DEUS colocou-me no coração que esta iniciativa traz algo de importante para o Reino de DEUS!

    Nos tempos de hoje, comenta-se muito que a Igreja Cristã não é atingida pela crise da sociedade, porque nela existe CRISTO!
    Não estou de acordo com esta exaltação, com esta auto-satisfação! A crise na sociedade não é apenas económica, é também crise de valores que vêm para dentro da Igreja! E o que poderia ser uma verdade, "na Igreja não existe crise, existe Cristo", oculta uma outra realidade: existe, sim, crise na Igreja Evangélica em Portugal! Esta crise tem uma natureza especial: é uma CRISE de CRESCIMENTO!

    A Igreja não está a dar resposta a uma necessidade que a nação portuguesa está à espera: ouvir a Palavra de DEUS, conhecer o caminho de Salvação que CRISTO nos trouxe!
    A Igreja de Cristo, no seu conjunto, precisa de CRESCER... e hoje está virada muito para dentro, nas quatro paredes! Esta é uma realidade a que não podemos deixar de tomar uma atitude! Existe o perigo real da Igreja se transformar em seita! Como? Se não cresce, se não tem uma lufada de ar fresco com novas almas convertidas, todos os dias os mesmos irmãos se vêem uns aos outros! Se não houver cuidado, o que era uma amizade cristã pode-se transformar em amiguismo, começamos a desculpar os erros de uns e outros, encobrindo as nossas falhas perante DEUS, e sem nos apercebermos, começamos a aceitar regras e condutas estranhas aos ensinamentos bíblicos, transformando-as em "novas adaptações da Igreja moderna"! A lógica é esta: eu estou em pecado, mas se eu fechar os olhos ao outro irmão que também está em pecado, ele não me atira uma pedra e assim estaremos todos em Paz!"
    Estarei eu a exagerar? Penso que não, pois tal já existe na realidade em Igrejas que outrora eram evangélicas!

    Deixem-me dizer algo para nós, que estamos dispertos para abrir a Igreja à nação portuguesa!
    Nós somos o sal que tempera esta terra de modo especial, com o alimento espiritual que vem de DEUS! Mas não somos um sal qualquer...
    Nós somos um filão de "OURO BRANCO" colocado por DEUS em Portugal! Você conhece a actividade dos salineiros em Portugal? Nas salinas, onde se retira o sal que é colocado às nossas mesas, o trabalho é feito debaixo do calor de um sol ardente, radiante e abrasador! Quando as primeiras águas à superfície se evaporam forma-se um "coalho", e o salineiro começa por retirar os primeiros cristais de sal puro! É como o leite quente que é retirado da vaca leiteira; assim que se retira, forma-se uma nata à tona do leite! Nós somos estes cristais de OURO BRANCO (nome dado ao sal no Algarve e Aveiro), a que os salineiros chamam de "FLOR DE SAL", tão usado pelos restaurantes gourmets em todo o mundo, pelo paladar especial que dá aos alimentos confeccionados!

    E onde está hoje esta "Flor de Sal"? DEUS manda-me dizer o seguinte; o lugar do sal não é no saleiro, é na sopa! Nós somos o Templo do DEUS VIVO! Não agrada ao nosso DEUS ficar preso em casa, ele precisa de respirar, de sair! Ele, através do nosso coração, quer que O levemos onde ELE não existe! Dê-O a conhecer nos hospitais, nas prisões, no mundo da prostituição e da droga! Não tenha receios ou hesitações nestes ambientes pesados, pense sempre que DEUS está contigo, Ele é teu colo acolhedor e escudo protector! QUEBRE o seu saleiro, deixe o sal espalhar-se e a IGREJA de CRISTO crescer!

    E agora, como está a sua sopa? Ensonsa, ou salgada?

    Neste Domingo bonito, com um sol acolhedor, deixo-vos esta mensagem de esperança para o REINO de DEUS!

    PAULO MENEZES, irmão em Cristo, português!

    ResponderEliminar
  2. Sabia que o SORRISO é a única curva que pode endireitar o que vai torto na nossa Vida? E que um SORRISO amigo se pode tornar contagiante? Ou que a AMIZADE tem três vidas: nasce na alma de quem a dá, permanece no coração de quem a recebe, e é abençoada por Aquele que nunca desiste de nós! Quem deu, até hoje, o SORRISO mais bonito e contagiante? CRISTO JESUS quando após a Santa Ceia disse: "Eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou; (Lucas 22:29).
    Hoje, lá fora, existem almas que nunca viram um SORRISO na sua vida! Faça esse gesto simples, dê-lhes um SORRISO, mostre que esta curva lhe pode aquecer o seu coração! DEUS ficará com certeza agradado consigo!

    ResponderEliminar
  3. NÃO HÁ MAL QUE CORTE A RAIZ O PENSAMENTO!

    A oliveira é das árvores criadas por DEUS, com maior resistência e longevidade! A origem dela situa-se, há milhares de anos, preferencialmente em toda a bacia mediterrânIca, em particular no médio oriente, onde o clima é mais quente e seco!
    Estima-se, por fósseis encontrados nesta região, que já se fazia plantio de oliveiras há mais de 17.500 anos!
    Existe em Portugal uma oliveira datada, pelo método de carbono, com 2.850 anos! Está situada em Santa Iria da Azoia, perto de Lisboa! Vejam só: nasceu antes do profeta messiânico, Isaías! E milagre: ainda hoje se colhem azeitonas desta oliveira!

    Qual o segredo de tanta longevidade?

    "... não és tu que sustenta a raiz, mas a raiz a ti..." (Rm 11:18b)

    O segredo da longevidade da oliveira reside nas suas raízes. Atingem mais de 15 metros de profundidade, para encontrarem lençóis de água, e deste modo darem de beber a seus ramos! Em terrenos secos e clima quente, suas raízes lutam para dar vida à árvore. Se repararem, as folhas dos ramos das oliveiras são pequenas, alongadas, de pouca superfície, para que a área de evaporação, por acção do sol, seja diminuta, perdendo menos água que outras árvores. Além do mais, a face exposta ao sol está coberta por uma espécie de cera brilhante. Sabem porquê? Para reflectir os raios de sol, e deste modo diminuir a acção escaldante do mesmo, numa região em que os termómetros atingem facilmente os 40º celsius!

    É ou não grandiosa e engenhosa esta criação de DEUS, dotando a oliveira de todas as armas para fazer frente a todas as adversidades, assegurando a sua sobrevivência e longevidade! DEUS tudo conjugou para que a oliveira e seus frutos fizessem parte dos 7 alimentos sagrados da nação de Israel, por Ele escolhida! Os outros 6 alimentos sagrados, que cresceram na Terra Prometida são: o trigo, cevada, uva, romã, figo, e a tâmara. (ver Deuteronómio 8:8)

    Mas DEUS, através da oliveira está a nos mandar uma mensagem a todos nós, para os dias de hoje:

    Onde estão as suas raízes? Qual a profundidade delas? O que buscam elas? Que frutos dão seus ramos e a quem os entrega? Que armas tem para combater seus inimigos e adversidades? Qual é a sua longevidade?

    A sua longevidade será ETERNA se as suas raízes estiverem na Presença e total Entrega a DEUS! Coloque a sua Vida nas Suas mãos, esteja na total dependência de DEUS!

    Não busque qualquer água! Tenha uma vida em Santidade, seja verdadeiro no seu arrependimento, beba da Água Pura! A Água é a nossa Fonte de Vida, nossas raízes só devem encontrar a Água que procede do Trono de DEUS e do CORDEIRO!

    Que frutos tem você dado? Almas convertidas para o Reino de DEUS, ou frutos podres, vergonhosos para a Igreja de CRISTO? Não pare de falar de JESUS em todo o lado!

    Que arma tem utilizado para lutar pela sua vida cristã, como tem afastado seus inimigos da sua vida, como reage às suas adversidades? DEUS com Sua Graça e envio de Seu Filho, dotou-nos de um arma poderosa: a ORAÇÂO! Como a tem utilizado? Ore pelos seus amigos e seus inimigos também, entregando as suas vidas a DEUS! Ore não só nos momentos de aflição, turbulência ou tribulação! Ore também nos momentos felizes,agradeça sempre a DEUS pelo que Ele tem feito e ainda vai fazer na sua Vida!

    Um trovador português cantava no século passado: "NÃO HÁ MAL QUE CORTE A RAIZ AO PENSAMENTO"!

    E o teu pensamento está aonde? em DEUS, ou nos prazeres do mundo?

    ResponderEliminar
  4. OBEDEÇA AO CHAMADO DA LUZ DIVINA!

    Existem três ofícios à face da terra que encerram uma mensagem, uma visão de DEUS! Estas profissões são marcadamente distintas no ambiente em que se realizam, mas afinal têm muito em comum nos seus processos!

    Com elas aprendemos algo de forte para a nossa Vida Espiritual, que nos abrem perspetivas para um pensamento profundo de como nos devemos apresentar ao PAI das nossas vidas!

    Vejamos então separadamente cada um desses três ofícios!


    Ser MINEIRO é das profissões mais duras que o homem pode encontrar! Para extrair as pedras preciosas, o ouro e a prata, é preciso sacrifício, suor, lágrimas e até sangue!

    O trabalho é feito de horas a fio, tantas vezes de joelhos! Nas entranhas da terra, lá bem no fundo, por caminhos escuros, apenas iluminados por suas lanternas!

    E o trabalho do mineiro se torna ainda mais perigoso quando utiliza o fogo de explosivos para soltar a rocha até ao filão! Mas ele sabe fazê-lo com arte e mestria para que as riquezas fiquem à vista para poderem ser extraídas!


    O OLEIRO molda o barro, a fim de finalizar a sua obra de arte! Para tanto, para a sua obra se tornar valiosa, o oleiro fá-lo com mestria!

    O barro precisa de ser modificado, esmagado, apertado, perder pedaços, assumir uma forma definida e, finalmente ser levado à prova do fogo no forno, para ser cozido e vidrado!

    Este processo é assim, por natureza, bastante doloroso! Ser moldado, por isso, pode significar sofrimento, mas certamente o resultado final será gratificante e abençoado!


    O SALINEIRO, trabalha debaixo do fogo de um sol radiante e abrasivo! Nas salinas, com as primeiras evaporações de água, por ação do calor ardente , se criam à superfície os cristais mais puros de sal, formando um “coalho”! É como a nata à tona do leite!

    Com arte e muita mestria, o salineiro retira da água estes cristais puros, para que não se misturem com o restante sal! A essa “nata” eles chamam de “flor de sal”, e é utilizada pelos mais importantes restaurantes “gourmets” de todo o mundo, dado o paladar especial que dá aos alimentos!

    Existe uma curiosidade: em Aveiro e Algarve, regiões onde as salinas são dominantes, dada a preciosidade e riqueza da “flor de sal”, as populações dizem que as salinas são verdadeiras minas de ouro branco!


    O que existe em comum com os três ofícios: mestria, arte e fogo!


    Na sua Vida Espiritual, seja como o mineiro! O verdadeiro tesouro não está exposto, está escondido... à espera de ser descoberto! Tenha arte e utilize o fogo do Espírito Santo para, de joelhos e em oração, encontrar a pedra preciosa que DEUS tem preparada para ti! Simplesmente, obedeça à Luz Divina!

    Na sua Vida Espiritual, seja como o oleiro! DEUS molda a nossa vida, assim como o oleiro molda o barro! Saiba perder os pedaços que não lhe pertencem para ter uma Vida em Santidade, liberte-se dos prazeres do mundo! Como um vaso feito de barro, somos moldados para cumprir o bom propósito do Criador!

    Na sua Vida Espiritual, seja como o salineiro! Se quer ser a “flor do sal”, a nata dos Escolhidos de DEUS, então tem de se sujeitar ao fogo do sol ardente, para ser dos primeiros cristais puros! Nós somos o Sal de DEUS que tempera o mundo, mas de uma forma muito especial! DEUS precisa que você dê frutos para o Seu Reino, para tanto tem de ser um verdadeiro testemunho para os outros, o espelho de uma vida de acordo com os Mandamentos Bíblicos!


    Afinal, o que quer DEUS da nossa Vida Espiritual?

    DEUS nos criou com MESTRIA e ARTE, e com o FOGO do ESPÍRITO SANTO nos põe à prova para confessarmos que JESUS é o SENHOR, o CAMINHO da nossa SALVAÇÃO!


    ResponderEliminar
  5. Para quem tem sonhos... DEUS tem uma cadeira de Governador! Para quem não abre mão da benção... DEUS tem um lugar de Príncipe! Para quem é guerreiro... DEUS tem uma pedra para derrubar Gigantes! Para quem é servo obediente... DEUS tem um cajado que abre o Mar! Não desperdice tudo o que DEUS tem para ti!

    DEUS tem para te dar muito mais do que pensas:

    Imagine só um lugar onde se respira a Paz... onde tudo é harmonioso, sem violência ou desequilíbrios! Um lugar onde não há dor, ódio ou rancor! Imagine agora que está a voar com os Anjos... andando por ruas de ouro e prata! Imagine-se a nadar num rio puro de Água Viva... claro como o Cristal!

    Este lugar não é uma miragem...ele EXISTE!

    Pretende viver nele?

    DEUS tem reservado este lugar para ti! Acredite que nele pode viver, tenha Fé em que a porta dos Céus já está aberta para si!

    Mas tem um recado de DEUS para ti:

    Continue a andar na estrada da Vida e da Verdade, não se desvie dela, não se deixe envolver por aquilo que no mundo já morreu para si, continue sua vida com humildade, amor e... acima de tudo OBEDIÊNCIA a DEUS!

    ResponderEliminar